ALIMENTOS VENENOSOS

Todos padecemos do mesmo "mal" - queremos dar o melhor para os nossos patudos!

Mas nem sempre o que é bom para nós é aconselhável dar aos meninos que ficam do lado da mesa com o olhar mais meigo que sabem fazer, a pedir com todo o jeitinho. Saiba quais são os alimentos venenosos para cães!


Vivemos na era da informação disponível para todos e de uma consciência maior no que toca ao bem estar dos animais de estimação. Há vários sites onde se podem encontrar receitas de comidas caseiras para confeccionar para o seu cão (ou gato), com alimentos permitidos e benéficos para a saúde dele.

De entre eles, os mais populares são o arroz cozido com frango ou peru desfiado (tudo sem sal), alguns legumes, como a cenoura, ervilhas, batata, courgette, espinafres ou agrião, e uma fruta de vez em quando - a maçã.

Há, no entanto, alimentos que são tóxicos e até letais! que não deverão ser dados ao cão. Falamos especialmente do cão neste artigo, porque tem um estômago muito mais sensível do que o dos gatos.
Basta dizer que a comida do gato pode levar a uma pancreatite no cão!!


Sabemos que é difícil dizer que não, quando eles fazem a chantagem emocional (na qual são peritos!!), mas acreditem que lhes estão a fazer um bem inestimável ao negar-lhes alguns destes "miminhos".

Uma ração seca de qualidade tem os nutrientes que eles necessitam para viver uma vida saudável e feliz. Existe ainda a opção de lhes dar um miminho com uma lata ou saqueta com comida húmida própria para cão ou os biscoitos, que já são feitos como "guloseimas" e para "desenjoar" um bocadinho do dia-a-dia da ração. Todos os "extras" têm de ser supervisionados pelo seu veterinário ou com a ajuda de artigos sobre nutrição canina.


Um cuidado extra para quem tem crianças em casa: tenham uma conversa com os pequeninos e façam-nos entender que as bolachas do lanche ou o chocolate e gomas de que eles tanto gostam, podem fazer com que a mascote da família fique doente...a ameaça da "pica", que eles temem tanto, costuma funcionar bem para os dissuadir ;)



(O poster original é da autoria da ilustradora Lili Chin, que tem vários info-posters úteis sobre treino, comportamento e saúde canina. Visitem o site dela em >>Doggie Drawings<< )

Língua de Gato - Clínica Veterinária 
Av. Rodrigues de Freitas 107 Porto

Contacto 225361324 Urgências 968746630

Sem comentários:

Enviar um comentário