Todos sabemos que há várias raças de cão, mas saberemos de onde vem o nosso "fiel companheiro"?
Estima-se que o antepassado do actual cão doméstico - o lobo - terá aparecido algures entre cerca de 10000 a 15000 anos atrás, contemporâneos às sociedades caçadoras-recolectoras.
Os caçadores observaram o comportamento das matilhas e estudaram as suas técnicas de caça. Os lobos perceberam que os caçadores não só lhes poderiam oferecer abrigo e alimento, durante as épocas de pouca caça, como lhes convinha formar parceria com quem os poderia caçar.
Esta aliança milenar em que ambas as partes se beneficiavam mutuamente, fortaleceu o laço entre homem e cão até aos dias de hoje.
(A nossa relação com os gatos é bem mais recente, surgindo em 5000 a.C., quando os egípcios precisaram de acabar com a praga dos ratos, servindo-se dos felinos para os caçarem.)
A selecção que deu origem às diferentes raças surge nesta altura, a partir do momento em que o hominídeo se apercebe que alguns lobos são mais meigos que os outros e dá preferência ao cruzamento destes, matando ou afugentando os dominantes ou agressivos, impedindo que estes dêem continuidade ao gene.
O antepassado do cão, começa então a ficar mais pequeno, de feições mais dóceis, dentição mais pequena (porque não necessita de caçar e defender-se sozinho), menos agressivo e mais submisso ao "dono".
O processo de domesticação inicia-se e ao longos dos anos, o Homem procurou sempre aperfeiçoar e adaptar o seu companheiro, através de sucessivos cruzamentos entre cães, de forma a servir um propósito. A selecção de cães para criar uma raça com determinadas características, surge em função de diversos parâmetros desde:
- estética / tamanho
- temperamento
- trabalho: agricultura / pecuária / caça
- defesa / ataque
- companhia / terapia
E a questão que fica no ar: Raça ou Rafeiro? Qual preferem? :)
Língua de Gato - Clínica Veterinária
Av. Rodrigues de Freitas 107 Porto
Contacto 225361324 Urgências 968746630
Sem comentários:
Enviar um comentário