EVOLU-CÃO





Todos sabemos que há várias raças de cão, mas saberemos de onde vem o nosso "fiel companheiro"?


Estima-se que o antepassado do actual cão doméstico - o lobo - terá aparecido algures entre cerca de 10000 a 15000 anos atrás, contemporâneos às sociedades caçadoras-recolectoras.

Os caçadores observaram o comportamento das matilhas e estudaram as suas técnicas de caça. Os lobos perceberam que os caçadores não só lhes poderiam oferecer abrigo e alimento, durante as épocas de pouca caça, como lhes convinha formar parceria com quem os poderia caçar.

Esta aliança milenar em que ambas as partes se beneficiavam mutuamente, fortaleceu o laço entre homem e cão até aos dias de hoje.


(A nossa relação com os gatos é bem mais recente, surgindo em 5000 a.C., quando os egípcios precisaram de acabar com a praga dos ratos, servindo-se dos felinos para os caçarem.)



A selecção que deu origem às diferentes raças surge nesta altura, a partir do momento em que o hominídeo se apercebe que alguns lobos são mais meigos que os outros e dá preferência ao cruzamento destes, matando ou afugentando os dominantes ou agressivos, impedindo que estes dêem continuidade ao gene.

O antepassado do cão, começa então a ficar mais pequeno, de feições mais dóceis, dentição mais pequena (porque não necessita de caçar e defender-se sozinho), menos agressivo e mais submisso ao "dono".

O processo de domesticação inicia-se e ao longos dos anos, o Homem procurou sempre aperfeiçoar e adaptar o seu companheiro, através de sucessivos cruzamentos entre cães, de forma a servir um propósito. A selecção de cães para criar uma raça com determinadas características, surge em função de diversos parâmetros desde:

 - estética / tamanho

 - temperamento

 - trabalho: agricultura / pecuária / caça

 - defesa / ataque

 - companhia / terapia



E a questão que fica no ar: Raça ou Rafeiro? Qual preferem? :)

Língua de Gato - Clínica Veterinária 
Av. Rodrigues de Freitas 107 Porto

Contacto 225361324 Urgências 968746630

Sem comentários:

Enviar um comentário