OTITES


Hoje vamos falar um pouco sobre as otites externas - e em particular as provocadas por ​O​todectes cynotis - uma patologia muito frequente no nosso dia-a-dia aqui na clínica. 

Este artigo não é só sobre gatos, portanto:

encarregados de educação de cães também devem prestar atenção! :)


As otites externas são inflamações do canal auricular externo que levam a sintomas como o abanar mais intenso da cabeça, coçar com muita frequência e dor à manipulação.

Alguns factores que podem predispor ao aparecimento de otites são:

 - o formato do pavilhão auricular (no caso dos cães: orelhas pendulares)

 - alergias alimentares

 - atopias

 - descuidos na higiene

A nossa abordagem incide na prevenção deste tipo de problemas e desse modo apostamos numa boa rotina de limpeza de ouvidos.
Recorrendo ao uso de soluções de limpeza auriculares (existem várias opções: fale com o seu veterinário de família!) e criando um hábito salutar na vida do seu mais-que-tudo de estimação, para além de evitar muitas situações dolorosas e por vezes com tratamentos demorados, vai também dessensibilizar gradualmente a aversão à manipulação dos ouvidos que muitos animais manifestam desde cedo.








Os Otodectes c., mais conhecidos por ácaros, são dos principais causadores primários de otite externa​ em gatos, neste caso em particular altamente contagiosa, associada a um prurido muito intenso e a conteúdo auricular muito escuro. 

(Ainda pensámos em partilhar aqui uma foto de um ouvido carregadinho de ácaros, mas poderia ser uma imagem um bocado chocante para os mais sensíveis e por isso desafiamos os mais curiosos a pesquisarem!)


O tratamento da maior parte das otites externas passa pela aplicação local de produtos medicamentosos durante um período de tempo que pode ir até várias semanas de acordo com a origem e gravidade da patologia.

Se ainda não olhou para as orelhas do seu gato (ou cão) hoje, toca a ir espreitar! ;)

Língua de Gato - Clínica Veterinária 
Av. Rodrigues de Freitas 107 Porto


Contacto 225361324 Urgências 968746630

Sem comentários:

Enviar um comentário