SHIBA INU

Das raças mais conhecidas na internet, os Shiba Inu são frequentemente comparados a raposas, devido à coloração e textura da pelagem, formato dos olhos e focinho.
Originalmente criada no Japão, esta raça com registos anteriores ao séc XIX é agora um nome comum no mundo ocidental. Mas porquê?


Apesar de ser o exemplar mais pequeno das seis raças japonesas originais: Akita Inu, Shikoku Inu, Kishu Inu, Hokkaido e Kai Ken, o Shiba Inu foi utilizado para a caça de pássaros, javalis e até ursos!

Geneticamente, é o cão mais próximo dos lobos, o que sugere que seja parente dos primeiros cães domesticados. Talvez por essa razão não seja uma raça fácil de treinar.
São muito independentes e só acatam ordens quando querem.

Descritos muitas vezes como teimosos e possessivos, os Shiba não gostam muito de partilhar brinquedos, comida ou território (principalmente com outros cães) e esse comportamento agrava-se se não forem castrados ou esterilizados.

A sua pelagem, preparada para temperaturas extremamente frias, repele a sujidade, e o Shiba Inu não precisa de tomar banhos frequentes. Ideal para apartamentos, apesar de passarem pela fase de mudança de pêlo de forma exuberante (ou seja, quando chega a altura de mudar a pelagem de Verão para Inverno, vão ficar com a casa cheia de pêlos!). Convém escovar regularmente o pêlo!

É um cão muito leal à família, mas não muito apegado a pessoas em geral. Não é recomendado como primeiro cão, devido a estas razões. Pode tornar-se difícil de controlar, se não for educado desde cachorro.


Os Shiba Inu mais conhecidos

Nos dias que se seguiram ao sismo de Chūetsu em 2004, uma heroína nasceu dos escombros e recebeu direito a uma biografia em filme. "A Tale of Mari and Three Puppies" (2007) conta a história de como uma cadela salvou os seus três cachorrinhos, enfrentando todas as dificuldades no que restou da sua vila.


Também no filme "Hachiko" (2009), que retrata a história de um cão da raça Akita e a sua relação com o dono, foram usados cachorros e cães da raça Shiba Inu. Por serem de porte mais pequeno, mas parecidos o suficiente com os Akita, foram escolhidos cães desta raça para ilustrar as várias fases de crescimento da personagem principal.


No entanto, a cadela Shiba Inu mais popular da internet, por razões totalmente diferentes dos dois heróis acima referidos, chama-se Kabosu e tornou-se famosa quando a sua dona escreveu, por engano, "doge" em vez de "dog", num Tumblr intitulado "Shiba Confessions".
A fotografia, com pedaços de texto multicoloridos, em inglês incorrecto e escrito utilizando o tipo de letra 'Comic Sans' transformou-se em 2013 numa imagem recorrente nas redes sociais e sites de entretenimento. 



Criámos um álbum no Pinterest, com todas as raças que falámos, para que se possam ver as diferenças, e com os Shiba mais conhecidos ;)

Follow Língua de Gato's board Shiba Inu on Pinterest.

Av. Rodrigues de Freitas 107 Porto


Contacto 225361324 Urgências 968746630

1 comentário: