Diferente do primo Americano em tamanho e fisionomia (mais alto e de focinho mais comprido), o Cocker Spaniel Inglês é daquelas raças que é quase impossível de resistir.
Tanto pelo seu aspecto como pela sua personalidade, é um cão extremamente fácil de agradar a todos :)
Originais de Espanha (de onde deriva metade da sua designação) e levados para o Reino Unido com o propósito de caçar galinholas (woodcock), os Cocker Spaniel Inglês têm como características globais:
Físicas
- as conhecidas orelhas longas, cobertas de pêlo sedoso e geralmente ondulado
- focinho comprido e quadrado
- cabeça redonda, sem ângulos acentuados
- olhos grandes, redondos e expressivos (quase como se entendessem o que lhes estamos a dizer)
- pêlo médio com zonas onde é mais comprido (orelhas, patas e peito)
Personalidade
- feliz e afectuoso com pessoas e outros animais (se socializado desde cedo)
- cheio de energia e curiosidade logo desde cachorro
- inteligente e com vontade de aprender mas muito teimoso, pelo que necessita de treino desde puppy
Por serem muito meigos e apreciarem a companhia dos seus humanos preferidos, podem tornar-se destruidores se ficarem muito tempo sozinhos ou inactivos.
Outra característica dos Cocker são os seus "dotes vocais"... Infelizmente é uma raça que pode tornar-se problemática para vizinhos menos compreensivos :(
Apesar de nos notificarem de todas as visitas (humanas ou animais) e movimentações do prédio, os Cocker não são bons cães de guarda. Por serem extremamente afáveis, o mais provável é que acabassem a dar beijinhos ou a pedir festinhas ao ladrão...
Treino e Exercício
Não pertencem ao grupo de raças fáceis de treinar mas, se começar cedo, o Cocker aprende com vontade de agradar, pelo que se aconselha vivamente duas coisas: treino de obediência desde cedo e o reforço positivo através de comida, elogios e brincadeira.
Apesar das suas raízes de caçador e níveis altos de energia, não requer demasiado exercício, apenas consistência e rotina.
O plano mais aconselhado para qualquer cão, mas com incidência em raças propensas a problemas articulares ou ósseos, como é o caso do Cocker, requer bastante tempo e dedicação, mas caso tenha ambos, deixamos aqui o plano recomendado pelo site DogTime:
até 4 meses
- socializar com outros cães (puppies e adultos) e outros animais domésticos (no caso de ter um gato ou um coelho, por exemplo)
- 15 a 20 minutos para brincar (pode treinar o seu puppy a apanhar e devolver a bola nesta altura)
dos 4 aos 12 meses
- treino de obediência (ensinar os comandos essenciais: senta, fica, deita...)
- passeios de meia hora, evitando sempre as horas de maior calor
- manter o momento de brincar, estimulando os sentidos com brinquedos de texturas e funções diferentes (sons, materiais e tipo de actividade diferentes)
depois de 1 ano
- manter os passeios frequentes, impedindo que o seu cão se acomode e perca a elasticidade. Além da saúde física estará a ajudá-lo a manter-se tranquilo e a impedir que a (muita) energia que ele possui seja gasta a fazer asneiras.
Saúde e Cuidados
Com uma esperança média de vida bastante longa (como a nossa querida mascote Estrela, que já completou os 16 anos!), os Cocker são bastante saudáveis se estivermos atentos e cuidarmos de alguns aspectos da rotina.
Doenças comuns
>> Otites e Infecções Auriculares <<
Luxação da rótula (localizada no joelho)
Cardiomiopatia
Cataratas
Obesidade
Por fim, a manutenção do pêlo, como em qualquer cão de pêlo médio, deverá passar por uma escovagem regular, limpeza de ouvidos, corte de unhas e banho.
Apesar de não ser um cão que necessite de tosquia propriamente dita, pode-se aparar os pêlos que crescem nas patas, orelhas e peito.
E não esquecer de ver as orelhinhas regularmente! :)
Sem comentários:
Enviar um comentário