CLAMIDIOSE






O que é? Como prevenir? Como se manifesta?
A importância da vacinação nos gatinhos.

Trata-se de uma infecção do trato respiratório superior - o que equivale a dizer que atinge, na maior parte das vezes, apenas a zona nasal e traqueal e com muita frequência afecta igualmente os olhos provocando descargas oculares bastante intensas.
É causada pela bactéria Chlamidya psittaci e tem um bom prognóstico quando diagnosticada atempadamente e com tratamento adequado.

Há uma maior prevalência de casos nos gatinhos devido à fragilidade do sistema imunitário e em ambientes de alta densidade de gatos. A transmissão pode ser por contacto directo ou indirecto (bebedouro/comedouro contaminado, por exemplo) e daí a necessidade de manter sempre uma boa higienização de todas as áreas potencialmente contaminantes.



Os sintomas mais frequentes incluem:

- Espirros muito frequentes
- Lacrimejamento exuberante
- Tosse
- Dificuldade respiratória
- Descargas nasais
- Perda de apetite
- Febre
- Pneumonia (pode evoluir para se não tratada)

O tratamento passa por antibioterapia oral e localmente a nível ocular quando necessário e pode durar até 6 semanas!!

A prevenção passa pela VACINAÇÃO adequada do gatinho que, apesar de não poder assegurar a 100% o contágio, reduz significativamente a severidade dos sintomas.

Alertamos também para o facto de se tratar de uma ZOONOSE (doença potencialmente transmissível a humanos) e também por esse motivo se torna essencial a visita breve ao médico veterinário de família caso os sintomas surjam!

Vigiem o vosso gatinho!! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário