CURIOSIDADES SOBRE GATOS

Este é o Faneca, que ainda está à espera de uma família.
Enquanto espera pela sua nova casa, deixa-nos aqui curiosidades e factos interessantes sobre, segundo ele, "os animais mais perfeitos de todo o mundo e arredores" - os gatos!
Alguém se atreve a discordar? ;)

Para celebrar o primeiro dos dois Dias Mundiais do Gato (o outro celebra-se a 8 de Agosto), deixamos aqui algumas curiosidades sobre gatos.


O gato que detém o recorde de maior queda não-fatal chama-se Andy, tendo caído de uma altura de aproximadamente 60m!!

Ao contrário dos cães, os gatos sofreram muito menos mudanças desde o início do processo de domesticação.

Os gatos são extremamente sensíveis a vibrações e conseguem detectar um tremor de terra cerca de 10 a 15 minutos antes de um humano.

Os gatos perdem cerca de 1/3 do seu horário de vigília a fazer a higiene pessoal!

Ao contrário de nós, humanos, os gatos não possuem glândulas sudoríparas e por isso transpiram através das almofadinhas plantares.

O recorde para o mais pesado vai para o Himmy, um Tabby de Queensland na Australia que pesava cerca de 21 kg!! (Faleceu com 10 anos de idade)

Um gato tem, normalmente, cerca de 12 bigodes de cada lado da face.

Quando o gato dá as famosas "turrinhas" nas nossas pernas, está a fazê-lo não apenas para demonstrar afecto, mas principalmente para marcar o seu território através de glândulas sensoriais que se localizam na zona periocular (entre o olho e a orelha).

A zona da cauda e almofadinhas também participam na marcação territorial.

A audição do gato é melhor que a do cão. No entanto, adoram fingir que não nos ouvem quando chamamos por eles...


Acho que todos podemos concordar, quer sejamos ou não "amantes de gatos", que são animais fantásticos, dignos de admiração...mesmo que seja só em fotos na internet :)


Criámos um álbum no Pinterest com mais curiosidades e informações úteis sobre gatos, para quem, como nós, não consegue imaginar um mundo sem estes patudinhos ronronantes e não se farta deles por nada!


Segue o álbum do(a) Língua Sobre Gatosno Pinterest.

2 comentários: